• Regulamentar imóveis em inventários – O advogado poderá oferecer seu serviço para ação em casos de imóveis que são objetos de inventários ou divididos em caso de divórcio e precisam de regulamentação.
• Locação – É importante ter a assistência do advogado para executar desde o contrato de locação, entendendo todas as cláusulas do contrato sobre as cobranças, ordem de despejo e tudo o que é relacionado à locação.
•Relações Condominiais – Uma das atividades que o advogado imobiliário pode executar é prestar seu serviço para condomínios, analisando os regulamentos e modificando o que é necessário, além disso, o profissional pode prestar consultorias e participar de reuniões no condomínio para evitar problemas.
• Compra e Venda de Imóvel – A compra e venda de imóvel é o tema mais famoso de atuação de advogados no direito imobiliário. O profissional pode executar seu serviço de diversos modos, podendo atuar em todos os processos da compra e venda, desde a assinatura do contrato, até a análise de toda a documentação ou também atuar em pontos específicos de acordo com a necessidade do cliente.
• Imobiliárias – As empresas imobiliárias devem seguir determinadas exigências de acordo com as leis, incluindo a apresentação de memorial de incorporação, que necessariamente deverá ser feito pelo advogado.